Casa do Futuro de Baitasi / dot Architects

Casa do Futuro de Baitasi / dot Architects - Mais Imagens+ 28

Beijing, China
  • Arquitetos: dot Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  30
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Qingshan Wu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Etex Colombia, VELUX Commercial
  • Arquiteto Responsável: Duo Ning
  • Equipe De Projeto : Sun Qingfeng, Mao Yanyan
  • Clientes: Whaley
  • Consultoria Mecânica: Huang Jun
  • Consultoria Estrutural: Liu Su, Fundação WikiHouse
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Qingshan Wu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa do Futuro de Baitasi está localizada numa histórica área hutong, as tradicionais ruas estreitas e becos de Pequim. O cliente é uma empresa de tecnologia focado em casas inteligentes. O cliente queria que criássemos uma casa experimental adequada ao futuro estilo de vida de jovens da China.

© Qingshan Wu

Baitasi é um dos bairros onde as hutongs estão melhor preservadas. O terreno original possuía uma casa de 30 m² e um pátio de 80 m² repleto de obras ilegais.

Diagrama - Módulo Móvel

Quando falamos de casas, estamos falando de lares. A casa do futuro deveria representar tal estilo de vida dos jovens. Eles podem mudar fluidamente entre casa e trabalho. Acesso e conveniência são mais importantes do que propriedade. As possibilidades de um espaço doméstico superam sua dimensão física. A fronteira entre o lar e a sociedade é dissolvida pelo aumento da economia compartilhada, trabalhadores nômades e tecnologia. Nossas vidas são fragmentadas e não podem  ser acomodadas por um layout fixo. 

© Qingshan Wu

A casa original tem estrutura de madeira. Para minimizar as obras de construção e revelar a beleza das estruturas de madeira tradicionais chinesas, substituímos a cobertura e removemos todas as divisórias internas. Dois módulos de mobiliários móveis e um módulo fixo estão dispostos sob esta nova cobertura. Com os módulos móveis, a casa pode ter quatro configurações diferentes de layout. De acordo com as necessidades dos residentes, podem mudar de uma casa de três quartos para um pequeno escritório. A fachada pode ser aberta para conectar o espaço de estar com o exterior. 

© Qingshan Wu

Os módulos móveis podem ser controlados por uma TV inteligente, cujo sistema também controla opções de iluminação, cortinas, alarmes de segurança e outros eletrodomésticos. 

© Qingshan Wu

Baseados na estratégia de intervenção mínima, utilizamos um sistema WikiHouse para a única estrutura nova do terreno, que serve a cozinha e o banheiro. WikiHouse é um projeto de código aberto para construir casas. Tem estrutura leve e é totalmente fabricado digitalmente, além de representar um processo construtivo mais rápido e limpo adequado à vizinhança agitada e ruidosa.

© Qingshan Wu

Comparado à muitos projetos futurísticos, esta pequena casa não é nada parecido com o futuro em um primeiro olhar. Mas sua aparência humilde e seu uso interno adaptativo podem refletir algo do futuro na antiga capital.

© Qingshan Wu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa do Futuro de Baitasi / dot Architects" [Baitasi House of the Future / dot Architects] 10 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883061/casa-do-futuro-de-baitasi-dot-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.